Bem Vindo
Recados para o Orkut!

Você é o visitante de número...

sábado, 28 de maio de 2011

Escola X Comunidade: Prática de Leitura

Aprender a ler e a escrever abre ao indivíduo portas para uma visão diferente do mundo, com novas oportunidades de compreensão e interação no meio social de forma crítica e reflexiva. É com esse pensamento que a Escola Municipal Professora Porfíria Pires encorporou à sua grade de atividades pedagógicas o Projeto de Leitura no Bairro - Leitores Procurando Leitores". Este será um projeto permanente desenvolvido nas ruas do Bairro Petrópolis uma vez a cada mês.
O objetivo do projeto é incentivar o interesse pela leitura através do trabalho com diversos gêneros textuais, visando oferecer aos alunos e a comunidade do bairro Petrópolis oportunidades de melhor desenvolver suas competências de leitura e escrita.
A proposta principal do projeto é levar a leitura até as pessoas, de forma diferente e inovadora, promovendo o hábito da mesma, incentivando a formação de novos leitores e estimulando a imaginação das pessoas.
 A primeira edição do projeto aconteceu na quinta-feira, dia 26 de maio, onde na ocasião a comunidade escolar composta por pais, alunos e funcionários montaram ao lado do Supermercado Beira Rio a "Tenda da Leitura".
Na Tenda da Leitura, além de livros diversos, foram expostos jornais, gibis e revistas dos mais variados estilos tudo pensando na diversidade de leitores que visitariam o local do evento. Os professores José Evani, Selma, Fátima Costa, Maria José e Valdeci foram pessoas fundamentais na realização da atividade, pois em sala de aula sensibilizaram os alunos a convidar pessoas da comunidade a participarem do trabalho educativo, além, é claro, de apresentarem aos educandos a importância de se dominar as competências leitora escritora.
Na coordenação do projeto estão a equipe gestora, professores das salas e professora da sala de leitura.

DESCREVENDO AS AÇÕES
  Exposição de obras literárias na Tenda da Leitura
Aluna Maria Larissa lendo com cidadão do bairro.

O aluno Adelson - 3° ano - entrevistando leitora da comunidade em supermercado do bairro.
A aluna Joara - 3° ano - entrevistando auxiliar de enfermeira no PSF do bairro.
Alunas Joyce e Gabriele apresentando livros de poesia à profissional da saúde no PSF do bairro.
A aluna Larissa em entrevista a atendente de caixa no supermercado do bairro.
Mãe da escola (à esquerda) e a professora Selma empolgadas com o trabalho, apresentando livros a casal do bairro que vierem participar do evento.

 Professora Selma e seu aluno César deporam na rádio sobre a atividade desenvolvida.
 Aluna Joara apresentando ao ouvintes o relato das entrevistas realizadas sobre o hábito da leitura.
 Aluno César lendo o relato escrito sobre o trabalho realizado nas ruas do bairro.

Aluna Maria Larissa apresentando gibi da Turma da Mônica à moradora do bairro.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário